quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Amizades... "sem melindres"...

A origem etimológica da palavra amizade não pôde ser determinada com precisão. Alguns estudiosos atribuem o termo ao vocábulo latim amicus (“amigo”) que, por sua vez, deriva do termo amore (“amar”). Contudo, de acordo com alguns especialistas, amigo seria um vocábulo grego composto por a (“sem”) e ego (“eu”), pelo que amigo deverá significar qualquer coisa como “sem o meu eu”. 


Em todo caso, falar de amizade é muito mais que falar de relações interpessoais, é mais ou menos como falar de uma parte da sua alma que vive fora de você e que te completa, mesmo sendo muitas vezes tão diferente. Ser amigo é ser alma, corpo e coração. É olhar além de nossas expectativas, as necessidades da sua outra parte, aquela que vive fora de você.

Poetas dizem que amizades são como o sol, nem sempre estão visíveis, mas em alguns momentos estão em outros lugares, iluminando a vida de outras pessoas, e isso não significa que você é menos importante. Uma pessoa um pouco mais inteligente, valorizaria mais um amigo com essas qualidades. 
Bastaria pensar que ninguém pode ser tão bom amigo se não é tão boa pessoa, tão bom ser humano... Não acha?

Se as pessoas compreendessem e respeitassem as diferenças, descobririam valiosos elementos de crescimento pessoal. É muito pesado e desagradável ser amigo de pessoas reclamonas, murmurantes, que não veem graça nem razão para nada e vivem a  te cobrar comportamentos e atitudes que nem mesmo justificam a necessidade ou vontade que dizem ter de alguém.

É irracional ser assim... Afinal, que prazer pode sentir alguém em carregar o peso de uma "amizade" tão melindrosa nas costas?
Amizade é um amor que tal qual o "Eros" necessita de liberdade para sobreviver. Necessita de segurança, confiança, verdade. Sim, verdade.... E uma verdade que pode ser dita sem medos, que pode ser dita ainda que não possa ser compartilhada, porque o verdadeiro amigo, escuta e sobretudo te ama mesmo que o seu modo de ser, viver e pensar estejam totalmente em desacordo com o que acredita. E te falam sobre qualquer coisa, porque tem a certeza que com você não haverá melindre algum...




Faça uma auto análise... De vez em quando é bom para limpar do coração aqueles lixos acumulados  que carregamos e ainda fazemos as pessoas carregarem conosco. Se ainda assim nada mudar, algo deve estar errado. Será que é no mundo? Ou será que é em você? Nesse caso, acredito que valerá a pena ler alguns textos do Blog a seguir...

http://acriancainterpretada.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário